Histórias do Parque

Espaço Via Saúde para movimentar o corpo e integrar a vizinhança

No centro da pracinha do Parque del Sol, um quiosque chama atenção. O movimento no entorno – com pessoas de todas as idades movimentando o corpo em caminhadas, ginásticas, esportes ou danças – faz um convite visual para um estilo de vida mais saudável e divertido. O Espaço Via Saúde é administrado pela educadora física Denise Costa Ramos de Almeida há mais de dez anos e oferece aos moradores do Parque del Sol e de bairros do entorno diferentes opções de exercícios e treinamentos em pacotes que variam de R$ 50 a R$200 mensais.

“A minha visão aqui é a de tentar oferecer sempre algo diferente. Que as pessoas possam se movimentar de maneira agradável e conforme as suas necessidades. Então temos de ginástica localizada, treinamento de força e circuito de resistência muscular a futebol society e tênis”, explica Denise.

Natural da Paraíba, ela se mudou para Fortaleza por conta de uma transferência no emprego do marido. Denise foi morar em um bairro próximo ao Parque del Sol, onde costumava fazer caminhadas na pracinha. Encantada com o espaço e a possibilidade de oferecer atividades assistidas ao ar livre, ela decidiu oferecer seus serviços de educadora física e acabou por assumir o Espaço Via Saúde.

“Eu não tinha dinheiro para investir, mas estava disposta a colocar o meu trabalho aqui para fazer o dinheiro. Deixei tudo a minha cara e deu tudo certo”, conta. Hoje, além de Denise, seis professores e colaboradores atuam no espaço com aulas de ginásticas, treinamentos e esportes para cerca de 150 alunos.

A relação de Denise com o Parque del Sol ficou ainda mais intensa por conta das conquistas profissionais. Assim que teve oportunidade, ela decidiu se mudar com o marido para um apartamento no condomínio Sevilla, bem próximo do Espaço Via Saúde. “Eu amo morar e trabalhar aqui porque é tranquilo. É gostoso demais ter esse espaço fora da agitação da cidade grande”, diz.

O carinho pelo espaço estimulou Denise a se disponibilizar para assumir a diretoria de esporte e lazer da Uniparque, associação de moradores do Parque del Sol. Motivada pela entidade, ela criou recentemente um grupo de atividade física voltado exclusivamente para as necessidades da terceira idade. O grupo que começou com três alunos agora tem mais de dez. “É muito gratificante estar aqui e poder desenvolver esse trabalho”, ela conta.

Ver a função que o Espaço Via Saúde ocupa no cotidiano do parque orgulha Denise. “Aqui não é só o espaço da atividade física. Acaba sendo também um posto de informação, um espaço de encontro”, explica. Tanto que Denise espera organizar nos próximos meses uma copa esportiva com disputas entre os alunos dos condomínios do entorno, uma forma de integrar e divertir a vizinhança. “As pessoas que não moram aqui quando vêm se encantam. Estou aqui há 11 anos, mas não perco esse encantamento pela beleza e pela possibilidade de interação”, finaliza.

Histórias relacionadas