Histórias do Parque

Parque del Sol vira ponto de troca de figurinhas do álbum da Copa

A pouco menos de um mês para o mais importante campeonato de futebol, o Parque del Sol virou ponto de encontro para os colecionadores do álbum da Copa do Mundo de 2018. Reunidos na praça, pessoas de todas as idades procuram o local em busca de trocar as figurinhas repetidas e também fazer novas amizades.

No início da noite, começa o movimento ao lado da banca de revistas. O público é formado por crianças, adultos e idosos de ambos os gêneros. Enquanto uns são os próprios moradores dos condomínios, outros chegam de outros bairros. Eles nem precisam de convite para se integrar ao grupo. Basta trazer à mão as figurinhas repetidas de craques como Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo e outros tantos ídolos que vão brilhar nos gramados russos a partir de junho.

Seu Honório Oliveira é um dos que aparecem de longe para tentar preencher os 682 espaços reservados no álbum de figurinhas. Morador da Cidade dos Funcionários, ele vem todos os dias ao Parque del Sol com a missão de completar três álbuns. “Estou completando o meu e ajudando o meu filho e um sobrinho. Eu só não colo as figurinhas. Deixo tudo guardadinha para futuramente colar com os meus netos”, conta.

Aposentado da Aeronáutica, ele disse ser colecionador desde a década de 1990. A atividade, segundo ele, é um lazer e uma ótima maneira de conhecer pessoas de todas as idades. “Sempre vem chegando pessoas que moram aqui, outros que ouvem falam, gente que vem de outros bairros porque o ambiente aqui é tranquilo. Para mim, é um passatempo interagir com outros garotos, outros pais”, destaca.

A troca de figurinhas também é um hobby do engenheiro Victor Giovanni. Atento às novas tecnologias, ele usa um aplicativo para verificar cada umas das 110 figurinhas que ainda precisa preencher.

Os colecionadores costumam se reunir todos os dias até as 22 horas. A movimentação deve seguir até o fim do Mundial, já que muitos ainda não terão completado as figurinhas de cada uma das 32 seleções.

Histórias relacionadas