Qualidade de vida

Opções de lazer para fazer com a família em Fortaleza

Fortaleza é linda e conta com muitas opções de diversão. Visitantes de todo o mundo se encantam pela capital cearense e fazem com que o turismo seja uma das grandes atividades econômicas da região. Mas, e você, que mora na cidade? Será que sabe aproveitar o potencial de entretenimento e lazer em Fortaleza que está bem pertinho de você e de sua família?

Muitas vezes, com a rotina intensa do dia a dia, planejamos viagens e nos esquecemos dos atrativos de nossa própria cidade. Por isso, para lhe ajudar a desfrutar de tudo o que esse lugar incrível oferece, fizemos uma lista com 14 excelentes alternativas de lazer com a família em Fortaleza.

Entre parques aquáticos, praias, passeios ecológicos e programas culturais, o que não falta é opção. Então, continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Passeios para quem curte o contato com a natureza

Uma cidade com um mar imenso e áreas verdes oferece passeios acessíveis e interessantes dentro do próprio centro urbano. Veja só!

1. Parque Ecopoint

Esse parque está localizado bem no centro de Fortaleza. Ele conta com uma vasta área verde, zoológico, fazendinha e atividades como passeio a cavalo e arvorismo, além do contato com a horticultura.

Os visitantes também contam com campo de futebol e atrações artísticas, sendo que os pequenos têm uma piscina infantil à disposição. Os ingressos são adquiridos no site ou no próprio local.

O parque possui ligação com o Instituto Homem Terra de educação, organização formada por pesquisadores e cientistas de diversas áreas. Por isso, esse local foi desenvolvido para auxiliar no aprendizado infantil, contribuindo para que as crianças aprendam sobre ecologia e responsabilidade social. Trata-se um passeio divertido e também educativo para toda a família.

Endereço: Avenida Senador Fernandes Távora, 387 — Jóquei Clube.

2. Engenhoca Parque

O Engenhoca é uma ótima combinação entre cultura e ecologia. Localizado em Aquiraz, o parque oferece diversão e atividades para toda a família: desde os pequenos até os adultos.

Entre as atrações, estão: tirolesa, arvorismo, fazendinha, viveiro de pássaros, campos de golfe, trilha ecológica e caiaque. Por isso, o local é indicado para aqueles que estão cansados da rotina e querem uma dose extra de adrenalina.

Em muitos casos, as pessoas pensam que para praticar esportes radicais é necessário viajar longas distâncias, ir para cidades distantes, mas a própria capital cearense oferece essa opção para quem mora ou visita Fortaleza.

O destaque do local é o museu do engenho colonial, que, de forma atrativa, retrata a história dos engenhos e do Brasil. Além disso, o Engenhoca Parque oferece opções para eventos, como casamentos e aniversários.

Endereço: Rua Raimundo Coelho, 200 — Aquiraz.

3. Parque do Cocó

Quem deseja conhecer exemplares da flora típica da região de Fortaleza não deve deixar de ir ao Parque do Cocó. O local tem uma extensa área coberta com mata nativa e os visitantes podem fazer uma trilha ecológica, acompanhada por guias, de dia ou de noite.

Além disso, é possível passear de barco no parque e observar os animais que lá habitam. Já foram identificadas mais 80 espécies de aves e 20 de peixe no Parque do Cocó. Por isso, a pesca é proibida no local.

Aos finais de semana ocorrem atividades gratuitas como massagem e dança recreativa. Uma ótima opção para quem deseja relaxar e gastar pouco. E mais: são disponibilizados bosques, quadras, lanchonetes e áreas para eventos diversos. A entrada é gratuita, mas é preciso consultar o valor dos ingressos para os eventos.

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomas, s/n — Cocó.

4. IPark

O local também é conhecido como Museu da Cachaça e tem boas opções de atividades. Para os que gostam de aventuras na natureza, esse é um passeio imperdível. Lá você encontra:

  • arvorismo;
  • arco e flecha;
  • banho de açude;
  • tirolesa;
  • paintball;
  • passeio de pônei;
  • wakeboard;
  • banana boat;
  • passeio de charrete, entre outros.

E, para completar, os pequenos também podem participar da diversão: a estrutura conta com uma fazendinha.

Além dessas atrações, o público tem acesso ao Museu da Cachaça onde podem conhecer a história da primeira fábrica da cachaça Ypióca. O museu está em um casarão do século XIX, erguido por Dário Telles de Menezes.

O Museu da Cachaça costuma receber a visita de mais de dez mil pessoas por mês. Isso devido à curiosidade que as pessoas têm sobre a bebida que foi tão importante para a economia da região.

Endereço: Estrada da Ypióca, s/n — Maranguape.

Passeios para um dia de sol

Nos dias quentes, em que você quer fugir da rotina de praia, que tal um parque aquático? Bem perto de Fortaleza, na região metropolitana, estão as melhores opções. Confira!

5. Beach Park

O Beach Park é o maior parque aquático do Brasil e fica a poucos quilômetros de Fortaleza. Com uma estrutura sofisticada e de alta qualidade, o local agrada a visitantes de todas as idades.

São diversos toboáguas, piscinas e playgrounds aquáticos que garantem muita diversão. O parque faz parte da rota de muitos turistas. E você, que mora em Fortaleza, não pode perder.

Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas — Aquiraz.

6. Passeio de veleiro na orla da praia

As praias de Fortaleza são donas de uma beleza ímpar. Apreciar essas paisagens traz boas energias e mais qualidade de vida. Para variar um pouco as tradicionais caminhadas, faça um passeio de veleiro com as crianças.

A atração é para toda a família, pois, além do conforto da embarcação, os pequenos podem se vestir de piratas — e tudo vira uma grande brincadeira. O veleiro contorna a baía e volta no fim da tarde, diante de um pôr do sol sensacional.

A embarcação conta com o apoio técnico da Marinha e uma estrutura adequada. Você pode curtir tudo com bastante segurança!

Localização: os veleiros partem da Praia do Mucuripe.

7. Praia do Futuro

Dos 25 km de praias de Fortaleza, oito são da Praia do Futuro. Esse local abriga uma das praias preferidas dos turistas que visitam a capital do Ceará.

A Praia do Futuro possui areias brancas e fofas. A temperatura da água é agradável e o local possui uma excelente infraestrutura, com barracas de alimentação e chuveiros para tirar o sal do corpo.

Além disso, a localização é muito boa, possibilitando que as pessoas cheguem ao local de ônibus, carro, táxi ou Uber. Basta dar uma pesquisada nos sites de turismo para ver os elogios que turistas de todo o Brasil deixam sobre a Praia do Futuro. Não há motivos para os moradores de Fortaleza não aproveitarem esse passeio.

Programas culturais para a família

Para quem curte programas culturais, o lazer com a família em Fortaleza também está garantido. Há uma surpreendente diversidade de opções, mas destacamos 3 para você.

8. Museu da Boneca de Pano

Adultos e crianças que gostam de bonecas vão se encantar pelo museu da Boneca de Pano. São vários modelos, cores e histórias. Esse também é um momento de contato com a cultura cearense de maneira lúdica e divertida.

O museu oferece outras atrações, como palestras e oficinas de brincadeiras populares. Trata-se de uma ótima ocasião para apresentar às crianças brinquedos manuais e divertidos, bem diferentes dos eletrônicos.

O local foi organizado pela artesã e pedagoga Liduina Rodrigues que, em 2010, participou do curso de Organização de Museus, promovido pelo Museu do Ceará. O objetivo dessa iniciativa é preservar a cultura cearense por meio dos museus.

Endereço: Rua Departamento Joel Marquês, 110 — Pici.

9. Trenzinho da História

Passear de trenzinho já faz a diversão dos pequenos por si só. Quando é possível conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, o passeio fica ainda mais interessante.

O trenzinho da história é uma opção de lazer que conta com um personagem histórico local (o bode Ioiô) e um guia, passando por ruas e prédios do centro histórico. É uma união de cultura e diversão em um só passeio. A saída ocorre na porta do Centro Cultural Banco do Nordeste.

O banco ainda oferece a possibilidade de agendar passeios para grupos da terceira idade.

Endereço: Rua Conde d’Eu, 560 — Centro.

10. Planetário Rubens Azevedo

Quem não tem curiosidade de ver o céu mais de perto? No Planetário Rubens Azevedo, adultos e crianças têm a oportunidade de observar estrelas, astros e planetas mais próximos por meio de uma tecnologia de alta resolução para a exibição de imagens.

O local é confortável, possui 80 lugares (incluindo espaços específicos para cadeirantes) e é bem refrigerado. Entre os diversos projetos, destacam-se as noites em que a lua passa para a fase quarto crescente — e os visitantes podem usar os telescópios para admirá-la. A entrada custa R$ 8 (inteira) existe a possibilidade de meia entrada para estudantes.

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 — Praia de Iracema.

11. Teatro José de Alencar

Com mais de 100 anos, o Teatro José de Alencar é uma visita obrigatória para quem passa por Fortaleza. Dono de uma arquitetura imponente, o prédio conta com muitas opções de espetáculos desde apresentações de dança às tradicionais peças de teatro.

O local é uma oportunidade para conhecer mais a cultura regional, uma vez que as apresentações costumam abordar questões regionais ou apresentar o trabalho de autores cearenses.

É muito importante valorizar os artistas que se apresentam no local, pois isso incentiva o trabalho deles. Além do mais, esse passeio pode ser feito sem medo de estourar o orçamento, uma vez que muitas das apresentações são gratuitas.

Para quem mora em Fortaleza e está interessado a desenvolver sua veia artística, uma dica importante é ver os cursos oferecidos no local. Existem turmas de balé, teatro, danças regionais e outras expressões artísticas.

Além do mais, apenas à visita ao local já é um passeio interessante. Isso porque os detalhes na pintura e na  decoração desse prédio centenário chamam a atenção dos visitantes.

Endereço: R. Liberato Barroso, 525  — Centro

Lazer em Fortaleza para quem gosta de compras

A cidade oferece uma infinidade de opções para quem procura comprar algo bacana gastando pouco. Nesses locais é possível conhecer a arte e os artistas de Fortaleza.

12. Mercado Central

Fundado em 1809, o mercado central é um grande centro de compras, ideal para adquirir produtos regionais.

Para o turista o passeio é uma chance de conhecer mais sobre a cultura do Ceará, adquirindo vestuários e alimentos típicos. Para quem vive em Fortaleza, visitar o Mercado Central pode ser uma oportunidade de lazer voltada às compras, uma vez que o mercado possui uma grande variedade de lojas.

Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, 199 — Centro

13. Avenida Monsenhor Tabosa

Esse local é considerado o maior shopping a céu aberto da América Latina. Ele possui mais de 453 lojas e 700 metros de extensão. O local apresenta uma grande variedade de produtos, sobretudo roupas masculinas, femininas e infantis.

Recentemente, a Prefeitura investiu quase R$ 6 milhões em melhorias na Avenida Monsenhor Tabosa. Desse modo, o passeio tornou-se mais seguro e agradável.

Obras de melhoria em iluminação pública, drenagem do solo e calçamento foram realizadas. Para quem está cansado de comprar sempre nas mesmas lojas dos shoppings centers, vale muito a pena visitar esse importante centro de comércio popular.

14. Feirinha de Artesanato da Beira-Mar

Muitas pessoas pensam que os passeios nas praias terminam quando o sol se despede. Em Fortaleza isso não é verdade. Para aqueles que querem conhecer o trabalho dos talentosos artesãos cearenses a dica é visitar a Feirinha de Artesanato da Beira-Mar.

São centenas de barracas espelhadas no calçadão da praia. Ideal para quem visita a cidade pela primeira vez e deseja levar uma lembrança, mas também recomendada para aqueles que tiveram um dia agitado e querem distrair um pouco a cabeça.

Em um momento da história em que as crianças estão cada vez mais consumindo produtos importados, é muito importante levá-las pelo menos uma vez à Feirinha. Dessa forma, é possível fazer com que elas conheçam a cultura de seu estado por meio das talentosas mãos dos artistas da cidade.

Muitos desses profissionais são pessoas idosas, que carregam consigo a história da cidade de Fortaleza. A entrada é gratuita e você só gastará com os produtos que comprar.

Endereço: Av. Beira Mar, s/n — Meireles

Viu só como a cidade está repleta de ótimas opções de passeios e programações? Seguindo nossas dicas de lazer com a família em Fortaleza, você pode desfrutar melhor do tempo livre e da companhia de pessoas queridas sem ir longe. Então, aproveite e já se programe para o próximo fim de semana ou mesmo para as férias!

Agora que você conhece essas opções de lazer em Fortaleza deve ter dado até vontade de morar na capital do Ceará, não é mesmo? Se você ficou curioso sobre essa cidade, aproveite para conhecer oito motivos para viver em Fortaleza!

Veja também